Confira nossas condições de frete / 7 dias para trocar / Em até 6x no cartão

Dia da Nutricionista: equilíbrio entre corpo e mente

30/08/2018 Noticias - Loja Sobreposto comentarios

No dia 31 de agosto comemoração o Dia da Nutricionista, porém todos sabemos que precisamos ter uma harmonia entre Mente e Corpo sã. Para nos ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto a Loja Sobreposto conversou com a Psicoterapeuta Holística a Eliane Klock Chiarelli.

Ansiedade e Obesidade

Os problemas emocionais são geralmente percebidos como consequências da obesidade, embora conflitos e problemas psicológicos possam preceder o desenvolvimento dessa condição. A depressão e a ansiedade podem ser mais frequentes nos obesos.

No tratamento psicoterápico a terapia vem mostrando eficácia por objetivar a organização das possibilidades para mudanças de hábitos alimentares e comportamentos, principalmente estimulando o controle do pensamento.

A ansiedade e obesidade andam juntas. A ansiedade, por si, provoca perturbações no comportamento alimentar apresentando problemas psicológicos e físicos, por isso a importância de fazer a relação alimentar com o nutricionista para alimentar-se com qualidade. A situação emocional é um dos maiores boicotadores da dieta.

A ansiedade em excesso pode comprometer o bem-estar, levar ao estresse excessivo e a doenças, como o transtorno alimentar, que pode evoluir para doenças serias como anorexia nervosa, bulimia nervosa, entre outras.

Agora vamos falar de soluções!

Uma série de hábitos saudáveis que podem ajudar a controlar ou diminuir o nível de ansiedade:

Fazer terapia regularmente – Equilibrando seu emocional e descobrindo à sua maneira de ser feliz e saudável.

Dê atenção à alimentação – Descontamos a ansiedade de diversas formas, portanto, ao iniciar uma refeição, preste atenção na alimentação, coma devagar e mastigue bem os alimentos. Isso vai te dar uma maior sensação de saciedade.

Doces – No momento da ansiedade, muitas pessoas optam por comer doces. Se essa vontade for grande, dê preferência aos alimentos com baixas calorias, como gelatinas, balas de alga, doces com frutas e até mesmo frutas.

Exercite-se – Se quiser obter o controle das reações da mente e do corpo, abuse dos exercícios. O estresse e situações difíceis estão diretamente relacionados com a ansiedade. Por isso, para combatê-la, a atividade física pode ser uma ótima alternativa.

Estimulantes – A ansiedade pode ser estimulada sem ao menos notarmos, por isso, evite álcool, bebidas com cafeína, chás verdes e cigarros, pois estas substâncias são estimulantes e podem aumentar a sensação de nervosismo.

Ambiente – A ansiedade está fortemente associada à compulsão, por isso, durante as refeições, fuja de ambientes agitados, e evite distrações como assistir televisão, usar o computador ou celular. Isso ajudará a ter uma refeição mais tranquila, adequada e agradável.

Desvie o foco – Não desconte a ansiedade nos alimentos. Desvie o foco da comida e busque fazer outras atividades, como ouvir música e assistir a um filme. Tenha sempre uma alternativa para deixar o alimento de lado e relaxar. Estando com a mente ocupada, a ansiedade não terá espaço.

Concentração – Normalmente em momentos onde a ansiedade está alta, nossa respiração muda, e passa a ficar rápida e curta. Nessa hora é indispensável se concentrar para deixar a respiração completa e profunda.

Autoconhecimento – Algo muito importante é se conhecer e entender os pontos que devem ser melhorados ou aperfeiçoados. Descubra quais são as suas fraquezas, pois o autoconhecimento ajuda a controlar a ansiedade.

 

foto eliane klock chiarelli         

Eliane Klock Chiarelli – Psicoterapeuta Holística 

WhatsApp: (47) 999941002

Instagram: eliane_psicoterapeuta

Facebook: Eliane Klock Chiarelli

 

 

Postagens relacionadas
Comentários
Receba novidades

Converse com uma Especialista

Olá, precisa de ajuda?

Ou ligue (47) 3546-1500 e fale com nossos atendentes.